Blog

Porque criar uma página e não um perfil para sua empresa no Facebook

O erro mais comum cometido pelas empresas que são novas no Facebook é criar um “perfil” ao invés de uma “página”. Isso ocorre principalmente no Brasil, onde o hábito é uma herança do senil “Orkut”, a rede social ainda predominante na população brasileira.

Conselho: Não crie um “perfil” para a sua empresa e fique pedindo para ser amigo dos outros. “Páginas” de Facebook existem exatamente para esse propósito. Elas existem para facilitar sua vida. Veja algumas das diferenças entre perfis e páginas:

Perfis:

  • têm visibilidade limitada no Google
  • limite de 5000 “amigos”
  • vc precisa ficar adicionando “amigos”
  • vc precisa aceitar esses “amigos” antes de eles poderem interagir com o perfil
  • vc precisa ficar dando login e logout no Facebook para administrar todos seus perfis
  • vc não pode criar “abas” customizadas
  • vc não pode adicionar aplicativos específicos para divulgação do seu perfil
  • vc não pode ver estatísticas sobre os visitantes

Páginas:

  • têm muito mais visibilidade no Google
  • não têm limite de número de fãs
  • vc sugere que seus amigos curtam sua página e as outras pessoas vão curtindo sua página com o tempo.
  • basta a pessoa curtir e ela pode começar a interagir com a página
  • vc administra todas as suas páginas com um só login
  • vc pode criar “abas” customizadas
  • vc pode adicionar aplicativos específicos para divulgação da sua página
  • vc pode ver estatísticas sobre os visitantes

É fácil começar! Clique aqui para criar sua página no facebook (vc tem que estar logado no Facebook)

UPDATE 11-Fev-2011: Facebook lançou um update para páginas que praticamente acabou com qualquer motivo para sua empresa ter uma página invés de um perfil. Algumas das mudanças:

  • Você pode escrever em outras páginas assinando como sua página, não como sua pessoa (perfil). Isso antes não era possível.
  • Páginas agora se parecem mais com perfis.
  • Como na sua página inicial no facebook, as discussões na sua página também serão organizadas por mais interessantes no topo.

Para ficar por dentro de outras estratégias de marketing em redes sociais e saber como melhor utilizar sua página de Facebook, entre em contato conosco.

28 Comments

  1. Gostaria de saber como trocar.
    A empresa já possui um perfil, ela pode mudar esse perfil para uma pagina, sem perder seus contatos?

    Se sim, me ajude com isto.

    Obrigada

  2. Eduardo says

    Sem perder os contatos não é possível. O que você pode fazer é convidar todos os contatos do seu perfil para curtirem sua nova página. Os que não curtirem provavelmente já não estavam muito ativos ou interessados no seu perfil, e por isso não são tão valiosos quanto os que novamente aceitaram seu convite.

  3. Nathalia says

    Antes não era possivel criar um perfil de empresa, os perfis tinham que ser de pessoas e não de empresas.

    Hoje é possivel criar o perfil da empresa sem o risco de ser desativado caso detectado pelos administradores do Facebook?

  4. Eduardo says

    Nathalia, perfis ainda são para pessoas e páginas são para empresas. As recentes mudanças no Facebook, que disponibilizaram algumas características de páginas para perfis, visam facilitar que pessoas com menos de 5000 fãs, como por exemplo celebridades de menor porte, não precisem de uma página adicionalmente ao seu perfil. No entanto, se uma pessoa pretende ter mais de 5000 fãs é necessário a utilização de uma página. E para responder sua pergunta: empresas, em todos os casos, devem ser páginas.

  5. Hugo Marcelo says

    Cara, gostaria de tirar uma dúvida que é a seguinte:

    Criei um Perfil para uma determinada empresa, daí comecei a ler sobre criar uma página, peguei as informações de como criar e criei a página desta empresa a partir do perfil que criei anteriormente. Quando refiz o longin da conta, percebi que o PERFIL não deixa de existir, fica então DUAS CONTAS a do PERFIL e a da PÁGINA, há possibilidade de UNIFICAR? Fiz algo errado ? ou não tem jeito, terá que ficar assim mesmo ?

    Agradeço desde já.

  6. Eduardo says

    Olá Hugo! Nossa sugestão é: utilize sua conta pessoal do facebook para administrar a página, mantendo o perfil criado erroneamente como administrador inativo (como backup de segurança). Nesse perfil inativo você escreve que não está aceitando mais amigos e que as pessoas devem curtir a página (coloca um link pra página). Obviamente, o 1o passo é mandar uma mensagem para todos os amigos desse perfil convidando-os para curtir a página. Mas para responder sua pergunta: não é possível, pelo menos por enquanto, unificar os dois.

    Falando nisso, curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/MATTERm%C3%ADdia-Marketing-Digital/178319502471

    Abraço!

  7. Rafael says

    Como criar um perfil a partir de uma página já criada?
    Só posso acessar os apps se tiver um perfil ao invés de página.
    Apenas acessam a APP PAGE se tiverem um perfil.

    Tks!

  8. Eduardo says

    > Como criar um perfil a partir de uma página já criada?
    Não é possível fazer isso porque só se pode login no Facebook via um perfil e também não é possível transformar página em perfil, se é essa sua pergunta.

    > Só posso acessar os apps se tiver um perfil ao invés de página.
    > Apenas acessam a APP PAGE se tiverem um perfil.
    Existem apps para páginas e existem apps para perfis.

  9. Diogo says

    Como tornar a visualização de todos os ficheiros da minha página limitada a quem clicar em Gosto?

    Obrigado

  10. nacional tintas says

    como um facebook normal faz pra achar uma pagina de empresa? eu nao to conseguindo se puder me ajudar agradeço

  11. Eduardo says

    Você deseja encontrar a página de uma empresa? digite no campo de buscas do Facebook o nome da empresa. Quando os resultados forem listados, à esquerda dos resultados você verá que pode filtrar por perfis, e páginas, grupos, etc. Clique em “página”. Se ainda assim não encontrar, contate a empresa para saber o endereço deles no facebook.

  12. Mariana says

    Para se criar uma página, é necessário ter um perfil?

  13. Patricia says

    Gostaria de saber como posso adicionar pessoas e te-las como amigas na pagina, pois gostaria de bater papos e adiciona-las, porem eu não consigo fazer isso com a pagina, somente como perfil ”pessoas”.

  14. Eduardo says

    Sim, Mariana, é preciso. Mas esse perfil não aparece em lugar algum da página, a não ser que você queira que apareça.

  15. Eduardo says

    Patrícia: páginas são curtidas e você pode enviar aos amigos do seu perfil uma sugestão para eles curtirem sua página.

  16. Lilian says

    Tenho uma pagina, mas através dela não consigo curtir outra pagina, porque? e na minha página não aparece a barra de pesquisa.

  17. Bruna says

    O que postamos na pagina aparece no nosso perfil pessoal ou vice-versa ?

  18. Renato says

    Olá sr Eduardo!
    Tenho meu perfil no face faz tempo. Mas não quis utilizar meu perfil pessoal para vincular minha página que criei no face, pois não quero que meus amigos saibam que tenho uma loja virtual…
    Meu objetivo era importar esses produtos que milhares de pessoas curtem no face e que não existem no Brasil. Sempre tem muitos que perguntam: “Onde compro isso? Tem algum representante no Brasil? Se tiver alguém no Brasil entre em contato…” Porém com a página do face que criei não consigo deixar nenhuma mensagem para esses interessados desconhecidos…
    Há alguma maneira de eu deixar uma mensagem para esses interessados?
    Agradeço pela atenção!

  19. Eduardo says

    Para uma página curtir outra página você deve ir a página que deseja curtir e clicar em “adicionar aos favoritos”. Se ela não aparece na barra de pesquisa é porque o Facebook não considera ela relevante como resultado para a pesquisa iniciada.

  20. Eduardo says

    Não. Não há como alguém descobrir que certo perfil é administrador de certa página a não ser que você queira deixar isso claro.

  21. Eduardo says

    Se eles estão interessados eles devem ter mandado uma mensagem para a página ou escrito algo no mural da página. Você pode responder à essas duas formas de comunicação OU você pode (temporariamente) começar a usar o Facebook COMO PÁGINA e tentar desta forma enviar uma mensagem para estas pessoas.

  22. fabio duarte says

    ola amigo me ajuda se puder, eu tive que criar um novo perfil para fazer a pagina da minha empresa, pq nãp aceitava eu fazer sem ter uma conta certo? mais não quero usar esse perfil queria so a pagina como faço para ter só a pagina e não ter o perfil? tem como , e tbm não consigo add as pessoas pela pagina , quando vou na pessoa não tem opção de add so consigo ver pq isso??

  23. Jefferson says

    Olá,
    tenho perfil no facebook faz tempo. Ontem criei uma página de minha empresa e no mesmo dia consegui enviar mensagens para vários clientes.
    Hoje, segundo dia, não consigo mais enviar mensagens.
    Com meu perfil consigo enviar normalmente, mas não quero vincular minha pessoa a minha empresa
    Como resolver isso???

    Grato desde já

  24. aline says

    Olá Eduardo.
    Gostaria que me ajudasse na seguinte informação….Não consigo convidar pessoas que não são minhas amigas do meu perfil na minha nova página? Até agora consegui convidar apenas quem já era meus amigos de perfil….Como posso fazer para enviar convites para um maior numero de pessoas? Pois tem uma carteira de pacientes enormes, ms estes não eram meus amigos de perfil…Desde já agradeço.

  25. Leandro says

    Bom dia,
    Gostaria de saber se ao criar a página para a minha empresa no facebook se tem eu saber quam visualizou essa página, tipo um visitante foi viu a pagina mas não curtiu nem fe nada, mas eu gostaria de saber se houve essa visita, teria como saber?

  26. Matheus says

    Olá, a parte ruim de se criar uma pagina e não um perfil é que em uma pagina nao consigo marcar as pessoas, ha alguma maneira de marcas pessoas? Exemplo: No perfil aparece a opçao “com quem vc estava” ja na pagina nao ha essa opçao e nao é possivel marcar pessoas.

  27. Lucinety says

    ola gostaria de saber se tem como criar uma pagina no facebook de uma determinada empresa , mas no canto direito sempre aparece meu nome , eu gostaria que aparecesse o nome da empresa.É possivel fazer aparecer somente o nome da empresa sem que apareça meu nome ?

  28. Eduardo, tenho uma página, e quero convidar pessoas para curtir ela, mas quando tento, aparece os meus amigos, e e os meus amigos pessoais não são o publico alvo que desejo na minha página, como convido pessoas para curtirem minha pagina sem serem meus amigos no facebook pessoal? Obrigada!!!

Speak Your Mind

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.